sábado, 11 de julho de 2009

Cão procura namorada...


Site Meter



Para alem dos lamentáveis anúncios, onde se pode ler “Cão procura namorada / Cadela procura namorado”, muitas vezes afixados em clínicas veterinárias, existe na realidade, a ideia que os cães (em geral) necessitam de acasalar.


Tal facto, não é de todo verdade. No estado selvagem, apenas se reproduzem os cães mais fortes. Para o conseguirem, terão que ter uma posição de Alfa (líder) na sua matilha. Os demais, aqueles que não conseguem acasalar, não vivem em sofrimento ou tão pouco vêem o seu comportamento alterado por isso.


De acordo com os especialistas, os lobos, no caso as fêmeas, estas apenas tem o cio uma vez por ano. Altura em que, pontualmente, poderão haver disputas entre os machos mais dominantes. O impulso do acasalamento vem ao de cimo, desaparecendo com o fim do cio da femea.


Existem donos que julgam que, se a sua cadela não fizer pelo menos uma ninhada, poderá no futuro ter problemas de saúde, a par de ficar psicologicamente afectada por não reproduzir. O mesmo se aplica aos donos dos cães que, entendem que os mesmos ficariam mais calmos, caso tivessem oportunidade de acasalar, a par de ser um direito que lhes assiste.


O instinto de procriar de um animal em nada está relacionado com uma necessidade afectiva ou de prazer. Um cão não hesitará por um momento que seja em montar a sua própria mãe ou irmã de ninhada.


Mais uma vez, a humanização dos cães, impõe a sua lógica absurda.


Será que as pessoas que ainda pensam desta forma, estão dispostas a arriscar a vida dos seus cães num acasalamento? Sem qualquer critério ou conhecimento?


É verdade. Um acasalamento pode trazer riscos de saúde para os envolvidos. Existem doenças transmissíveis que podem vir a ser fatais, não esquecendo também que uma cadela pode morrer durante o parto.


Ainda relacionado com o acasalamento, existem muitos outros aspectos a considerar:


A selecção (Saúde, Temperamento, Carácter e Morfologia)


A entrega dos cachorros (seleccionar donos responsáveis)


O retorno dos cachorros ( ter capacidade para receber de volta cães de sua criação)


Tempo e dinheiro (Vacinas, registos, alimentação, etc)


A maturidade traz a estabilidade e a tranquilidade que muitos donos desejam para os seus cães. No entanto, muitas vezes, esta mudança de comportamento fica associada ao acasalamento dado que, em condições normais, o primeiro acasalamento é aconselhado a partir dos vinte meses de idade. Altura em que muitas raças começam a atingir a sua maturidade, principalmente as fêmeas.


Contribua para um menor sofrimento dos cães (Abandonos/Maus tratos), não fazendo ninhadas, sem qualquer planeamento ou rigor.


Arty da Qta. do Negrelho - 3 Meses

Sem comentários:

Enviar um comentário