sábado, 21 de março de 2009

Beneficiamentos??...Pedigree??

Beneficiamentos

Os beneficiamentos, vulgarmente apelidados de cruzamentos, têm como objectivo, como o próprio nome indica, beneficiar a raça. Neste sentido, quando se pensa em beneficiar (cruzar) a raça, os exemplares escolhidos para o efeito devem ser avaliados nos mais diversos aspectos (Morfologia, Carácter, Temperamento e saúde). A par deste processo, por si só já complexo, o mesmo deve ser aplicado aos seus antepassados. Estes, caso sejam no verdadeiro sentido da palavra reprodutores, para alem do atrás exposto, devem também ser analisados em função dos resultados obtidos com cachorros oriundos de beneficiamentos em que estiveram envolvidos.

Este tipo de análise apenas se consegue com um conhecimento real das linhagens. Não é líquido ou tão pouco suficiente, pensar que dois cães aparentemente bonitos, darão cães bonitos e equilibrados.

Obs. – Não serão com certeza criadores que negoceiam cães com Pedrigree e sem Pedigree que saberão o que estão a fazer.

Pedigree

O Pedigree é um documento onde se regista as características básicas de um animal identificando a sua raça e seus ascendentes até à terceira geração. Este documento é um registo, designado em Portugal como LOP (*), que por si só, não garante a qualidade dos cães, já que qualquer ninhada pode ser registada sem qualquer tipo de fiscalização ou verificação.

Um cão com um “Pedigree” (documento), infelizmente, não significa que seja puro ou que se encontre em conformidade com o estalão da raça que representa. A juntar a este facto andam inúmeros Pedigree`s a circular e atribuídos a cachorros, que não correspondem à realidade.

Apenas um trabalho sério de criação e um conhecimento efectivo das linhagens, produzem cães de acordo com cada estalão de raça.

(*)LOP - Livro de Origens Português, é o registo genealógico para a identificação dos cães de raça pura existentes em Portugal, foi criado em 1932, sendo o Clube Português de Canicultura (C.P.C.) o seu fundador, gestor e depositário e como tal reconhecido pela Fédération Cynologique Internationale (F.C.I.), na qual está federado.

Cláudio M. Nogueira

2 comentários:

  1. tenho um rottweiler gostaria de participar com vcs...abraço tenho um de 4 meses.

    ResponderEliminar
  2. bom dia tenho um rottweiler e gostaria de participar para aprender a criar ele.

    ResponderEliminar