quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Correr atrás da cauda



Site Meter

Algumas pessoas quando vêm o cão a correr atrás da própria cauda, rapidamente pensam que o cão tem um problema, desde um problema comportamental ou mesmo um problema de saúde (infecções) que provoca um incomodo qualquer.


Se é verdade que ambas as situações, em alguns casos, podem ser verdadeiras, na maioria das vezes, o problema que se verifica é outro.


A perseguição da cauda, pode acontecer devido à ausência de estímulos, stress, frustração, originada num acompanhamento incorrecto por parte do dono.


Cães que ficam muito tempo presos, que não tem qualquer tipo de actividade física (para alem de estarem sozinhos num quintal, varanda ou apartamento) podem facilmente gerar este tipo de comportamento obsessivo.


Os cães necessitam de actividade física a par de alguma funcionalidade a qual poder ser desenvolvida através do simples treino de obediência.


Nota: Nunca estimule o seu cão a perseguir reflexos, luzes ou sombras.


Embora numa situação diferente, no vídeo abaixo podemos observar um cão que simula sobre si próprio, marcando a sua presença com agressividade, o sentido de posse em relação ao seu alimento ou em relação a sua presa. No caso, o osso.




Os cães, na sua maioria criam “desvios” comportamentais por uma ausência total de estímulos adequados às suas origens e à sua raça em particular.


É errado pensar que um cão que corre solto pela casa ou pelo quintal é um cão feliz.


Neste post dei o exemplo em termos comportamentais do cão que corre atrás da cauda, mas poderia dar outros exemplos como a destruição de objectos, escavar, ladrar ou outros que, dependendo do cão e da situação, podem gerar um animal agressivo.


A decisão de ter um cão, não pode passar apenas por uma prenda de Natal, por um quintal grande ou por ter condições financeiras para o sustentar. É muito mais do que isso.

Gostava que acreditasse!


Cláudio M. Nogueira
www.amigodorottweiler.com
www.youtube.com/cnogueira
http://twitter.com/amigorottweiler

3 comentários:

  1. Oi Claúdio, bom dia!! Tenho um rottweiler que ele corre atrás de sobras. por exemplo ele está solto no muro e passa um passáro que a sombra reflete no chão, ele corre atrás com tudo e tentar pegar pulando em cima. seá algum distúrbio? Natty. Nattytai@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. OLa Cláudio não é novidade nenhuma a marginalização que sofremos com os nossos Rotts e ai tambem sei que vcs sofrem. Agora com este crime que houve aqui no Brasil da namorada do goleiro Bruno do Flamengo que esta sendo cogitado que os restos mortais dela foram jogados para Rotss agora é que a coisa vai pegar O que nós faremos Conclusão mais uma vez vamos pagar por isso Estava agora no MSN e a pessoa que estava conversando comigo ja me perguntou "foi dessa raça que vc tem quem comeu a mulher do goleiro?????" Ficamos mais uma vez de maos atadas . Obrigado por ler meu desabafo mas vamos continuar a defender nossos meninos(as)UM grande abraço do seguidor Joao Batista http://rottweilerumcaopanheiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Muito legal mesmo, parabéns pelo site e projeto!
    Esse negócio de correr atrás da cauda é engraçado as vezes, msa nao imaginava que seria algo ruim assim.
    Eu li num website algumas dicas e informações sobre os rottweiler, me ajudou a querer ainda mais um.

    ResponderEliminar